Meu Casulo - Blog de fotografia, comportamento, viagens e estilo de vida

Arquitetura Sustentável X Arquitetura Ecológica

Fala meu povo, voltemos com conteúdo arquitetônico e com base nos acontecidos recentes do país, nada mais justo que fazer um post pela conscientização da preservação do meio ambiente, esse aqui que a gente vive e muitas vezes (quase sempre) não se preocupa em preservar… (sejamos sinceros). Com base nisso esse post vem falar sobre duas coisas importantes: a diferenciação de sustentável e de ecológico, além da importância de implementar esses termos e maneiras de construções nas edificações brasileiras e do mundo. As construções não irão acabar de serem produzidas e isso é um fato, Mas cabe a nós reduzir os impactos causados ao meio ambiente.

ARQUITETURA SUSTENTÁVEL

Tem como objetivo a preservação da natureza, desde o local de sua construção, passando pelos materiais escolhidos para a construção até a eficiência do funcionamento da edificação. Uma verdadeira arquitetura sustentável deve se ‘alinhar’ ao tripé sustentavel ou seja, deve suprir os requisitos da sustentabilidade, são eles: Deve promover o desenvolvimento social e cultural, ser economicamente viável e minimizar os impactos ao meio ambiente.

Hoje em dia é possivel que as construções sustentáveis consigam certificados e selos que atestam a sustentabilidade das edificações. São eles: A certificação LEED, Norte Americana; A certificação AQUA- HQE, Francesa; Selo Procel Edifica, selo brasileiro de eficiência energética; Casa Azul, da Caixa Econômica Federal… Para que a edificação consiga qualquer uma dessas certificações de sustentabilidade é necessário que o edifício se encaixe em todos os preceitos estabelecidos em cada empresa certificadora. Como uma “antiga” professora falava, essas certificações são o futuro, atentem-se a elas…

ARQUITETURA ECOLÓGICA

A Arquitetura ecológica tem como base causar o menor impacto possível a natureza. Sim, apesar dos conceitos serem muito parecidos é muito importante ressaltar que uma edificação ecológica não necessariamente pode ser sustentável. É de fundamental importância que nas edificações ecológicas, sistemas como o reaproveitamento da Agua de chuva, energia Solar através de placas fotovoltaicas, Aquecimento Solar, Telhado Verde e o Reuso da Água Cinza estejam presentes na Concepção do projeto. Desta forma acaba que o orçamento da construção acaba ficando alto e nem todos conseguem pagar por ela, não se encaixando no tripé da sustentabilidade como dito anteriormente. Apesar de um alto custo durante a execução da obra, tais sistemas acabam por compensar o bolso do cliente/dono da edificação a longo prazo.

Narjara Maciel

Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo, na incessante batalha pelo tão sonhado diploma!! Aquariana de 22 anos, Cantora de chuveiro e apaixonada pela cultura musical brasileira, sempre buscando novos artistas e musicas que me transbordem...

Adicione um comentário

Deixe seu comentário

Redes Sociais

Siga todas nossas redes sociais para ter todas novidades em primeira mão.

Autoras

Meu Casulo

Meu Casulo é um blog sobre fotografia, arquitetura, comportamento e muito mais. Todo material postado aqui é de nossa autoria, caso tenha alguma exceção, daremos devidos créditos. Se você quer reivindicar créditos ou quer remover algum material que é de sua autoria, entre em contato.